Zumbi dos Palmares, o guerreiro da liberdade!

Zumbi dos Palmares é uma das maiores figuras históricas do Brasil. Ele foi o último e mais importante líder do Quilombo dos Palmares, a maior comunidade de escravos fugidos que se formou no período colonial. Zumbi se destacou por sua coragem, liderança e habilidade militar, que o tornaram um símbolo da resistência negra contra a escravidão e a opressão dos colonizadores portugueses.

Zumbi nasceu em 1655, no Quilombo dos Palmares, localizado na Serra da Barriga, na atual Alagoas. Ele era sobrinho de Ganga Zumba, o primeiro líder do quilombo, que era filho de uma princesa africana do povo jaga, famoso por suas tradições guerreiras. Zumbi foi capturado aos seis anos por uma expedição portuguesa e entregue ao padre Antônio Melo, que o batizou como Francisco e lhe ensinou português, latim e catecismo. Aos 15 anos, Zumbi fugiu e retornou ao quilombo, onde se tornou um respeitado guerreiro.

Zumbi assumiu a liderança de Palmares em 1680, após a morte de Ganga Zumba, que havia aceitado um acordo com os portugueses para libertar parte dos quilombolas em troca da paz. Zumbi rejeitou esse acordo e decidiu continuar a luta pela liberdade de todos os negros. Ele organizou a defesa do quilombo contra os constantes ataques das tropas coloniais, que queriam acabar com aquele exemplo de autonomia e rebeldia.

Em 1694, o quilombo sofreu o maior ataque de sua história, liderado pelo bandeirante Domingos Jorge Velho, que contava com mais de 9 mil homens armados com canhões. Após uma batalha feroz, a capital do quilombo, a Cerca do Macaco, foi destruída e incendiada. Zumbi ficou ferido, mas conseguiu escapar com alguns sobreviventes. Ele continuou resistindo por mais um ano, até ser traído por um antigo aliado, Antônio Soares, que revelou seu esconderijo aos portugueses.

No dia 20 de novembro de 1695, Zumbi foi surpreendido pelo capitão Furtado de Mendonça, que o matou com um tiro. Sua cabeça foi cortada e levada ao Recife, onde foi exposta em praça pública como prova de sua morte e como forma de intimidar os demais negros. Porém, esse gesto não apagou a memória e o legado de Zumbi dos Palmares, que se tornou um ícone da luta pela liberdade e pela dignidade humana no Brasil.

As fontes utilizadas para escrever este artigo foram:


(1) Zumbi dos Palmares: quem foi, resumo e história – Toda Matéria. https://www.todamateria.com.br/zumbi-dos-palmares/.


(2) Zumbi dos Palmares: quem foi, atuação e morte – Brasil Escola. https://brasilescola.uol.com.br/biografia/zumbi.htm.


(3) Zumbi dos Palmares – Wikipédia, a enciclopédia livre. https://pt.wikipedia.org/wiki/Zumbi_dos_Palmares.


(4) Zumbi dos Palmares – Só História. https://www.sohistoria.com.br/ef2/culturaafro/.

Deixe uma resposta